segunda-feira, 18 de julho de 2011

Jotão no monte Gerezim

        O Ser Humano é como essas árvores; quer um governo externo, porque ainda não conseguiu dominar o inferno do seu interior. Foge de si mesmo (a) como o diabo foge da cruz. O dia que descobrir que o governo de DEUS reside dentro de si encontrará a paz que tanto almeja.




                           Jotão no monte Gerizim


Avisado disso, Jotão foi, e se pos no cimo do monte Gerizim, e em alta voz clamou, e disse-lhes: Ouvi-me, cidadãos de Siquém, e Deus vos ouvirá a vós outros.


Livro dos Juízes, cap. 9:1.





Foram, certa vez,


As árvores,


Ungir para si um rei.





Disseram elas à oliveira:


Reina sobre nós!





Disse a mesma:


Renunciarei ao meu óleo


Que Deus e os homens


Em mim prezam


Para pairar somente sobre vós?





E a mesma lhes respondeu:


Quem sou eu,


Para reinar sobre vós?!





Disseram as árvores à figueira:


Seja você a primeira;


Pega o cetro do poder


E vais conhecer


Todos os poderes.





A figueira lhes respondeu:


Deixarei eu as minhas doçuras,


O meu bom fruto,


E iria como um rei astuto


Comandar às escuras?





As árvores então,

Recorreram à videira:


Reina tu sobre nós!





Retrucou a vide:


Deixarei a minha parreira


Com cachos de uvas saborosas


E vou dirigir árvores novas?





Dispensarei o meu bom vinho


Que agrada sozinho


A tantas bocas?





Recorreram ao espinheiro


Que lhes respondeu maneiro:


Se deveras quereis ungir-me,


Vinde e refugiai-vos


Debaixo de minha sombra.





Mas, se não,


Sairá do espinheiro


Um terrível braseiro


Que consumirá os cedros do Líbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário